Um shampoo desamarelador faz exatamente o que o seu nome sugere: retira o tom amarelado dos fios. Geralmente depois de uma descoloração mal feita, por tempo insuficiente, com produtos de baixa qualidade e/ou em cabelos de fundo muito escuro é comum que os cabelos fiquem com um tom amarelado e pouco desejável.
Mesmo quando dá tudo certo na coloração, com o tempo a cor vai oxidando e se tornando mais e mais acobreada. Como resultado, muita gente fica insatisfeita com o seu loiro, que deixa de ter um aspecto tão natural.
Assim, o shampoo desamarelador serve justamente para tirar esse tom. Sendo normalmente azul ou roxo, após sua aplicação contínua os fios vão ganhando mais e mais um tom que se aproxima do loiro “puro”.
Como esse tipo de shampoo atua?
Talvez você esteja se perguntando como funciona a atuação desse shampoo. A verdade é que tudo está nos pigmentos de cor que ele possui. No círculo de cores, amarelo e roxo são cores complementares, assim como laranja e azul. Todas essas quatro cores fazem parte de uma mesma família – o azul e roxo, das cores frias e o amarelo e o laranja, das cores quentes – e isso faz a diferença nos fios.
Quando um fio está amarelado ou alaranjado, os pigmentos roxo-azulados do shampoo funcionam para neutralizar essas cores indesejadas. Como o roxo neutraliza o amarelo e o azul neutraliza o laranja, o que “sobra” é a cor natural, que aparece em forma de loiro menos intenso.
O resultado no final é que o tom do cabelo fica mais próximo da cor desejada, mas é importante notar que ele não clareia os fios, o funcionamento do shampoo para clarear cabelos é bem diferente.
Com isso, se a descoloração foi feita para deixar o cabelo mais escuro, ao tirar os tons acobreados ainda sobrará, no mínimo, um loiro escuro ou amarronzado. Se o desejo for de fios mais claros, é necessário realizar outra descoloração.
Qual a diferença entre ele e o matizador?
Nesse mundo de cabelos com pigmentos indesejados, dois termos se confundem com frequência: o matizador e o shampoo desamarelador. Embora ambos tenham a mesma função – ou seja, deixar os fios com um loiro mais natural – a sua atuação é bem diferente.
O shampoo desamarelador é de uso relativamente contínuo, assim como acontece com os shampoos normais. Embora você possa até notar alguma melhora depois da primeira aplicação, é com a continuidade de uso que você conseguirá notar os melhores resultados.
Já o matizador tem uma função mais intensa e mais instantânea. Em vez de neutralizar os pigmentos do cabelo de maneira progressiva, ele cria uma espécie de máscara/capa sobre os fios de modo a disfarçar o tom do cabelo.
Ele funciona semelhante a uma maquiagem: uma vez que você aplique uma boa base ou corretivo, suas espinhas e olheiras “somem”. Mas depois de retirar com água e demaquilante, tudo está como antes.
Assim, o matizador vai perdendo seu efeito ao longo das lavagens, tendo de ser continuamente reaplicado. Além disso, a aplicação também é diferente: enquanto o shampoo tem aplicação mais segura, o matizador pode manchar os fios se você não tomar cuidado.
Se você aplicar demais ou deixar por muito tempo, os fios podem ficar esbranquiçados ou mesmo com tom arroxeado, dependendo do produto.
Fonte: https://salaovirtual.org/